FDA aprova novo medicamento para tratamento da sida

Stribild combina quatro fármacos num só

30 agosto 2012
  |  Partilhar:

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos norte-americana (FDA – Food and Drug Administration) aprovou um novo comprimido de toma única diária que combina a ação de quatro fármacos utilizados no tratamento da sida.


O Stribil, produzido pela Gilead Sciences, é composto pelo elvitegravir, cobicistat, emtricitabina e tenofovir disoproxil fumarato e deve ser receitado a doentes que nunca tenham recebido tratamentos para a sida. O elvitegravir age sobre uma enzima que o VIH utiliza para se multiplicar, enquanto o cobicistat inibe a enzima que metaboliza determinados fármacos contra a sida e, como tal, prolonga o efeito do elvitegravir. O emtricitabina e tenofovir disoproxil fumarato funcionam em conjunto para bloquear uma enzima que o VIH necessita para se replicar e eram já comercializados sob a marca Truvada.


Edward Cox, do Center for Drug Evaluation and Research da FDA, refere, em comunicado de imprensa, que “o tratamento para os doentes infetados com VIH tem evoluído de um regime de vários comprimidos para um regime de um único comprimido”. “Novos fármacos para sida combinados, tal como o Stribild, ajudam a simplificar os regimes de tratamento”, acrescenta.


Dois ensaios clínicos demonstraram que, no final de 48 semanas de tratamento com Stribild, cerca de 90% dos pacientes apresentavam quantidades indetetáveis de VIH no sangue.


Os efeitos secundários mais comuns, detetados durante os ensaios, foram náuseas e diarreia. Os mais graves incluíam problemas renais, diminuição de densidade mineral óssea, redistribuição de gordura e alterações no sistema imunitário.


A FDA acrescenta ainda que a Gilead deverá realizar pesquisa mais aprofundada para perceber se o fármaco é seguro para mulheres e crianças, de que forma se desenvolve a resistência ao fármaco e possíveis interações com outros fármacos.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Partilhar:
Classificar
Ainda não foi classificado
Comentários 0 Comentar